quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Que Significa " Ter Cultura " ?

Quantas vezes já não ouvimos frases do tipo: "brasileiro não tem cultura", "brasileiro não valoriza a cultura", o Brasil é um País sem cultura". Confesso que fico indiganada ao ouvir coisas do tipo e respondo sempre que tenho oportunidade que o Brasil é riquíssimo em cultura assim como o seu povo. Podemos tomar como exemplo os sertanejos que conhecem tão bem a terra árida do sertão, a coloração do céu que faz com que prescintam se vai chover ou fazer sol passando de geração pra geração sua sabedoria sobre a vida, suas experiências com o sofrimento da seca. Muitos cultivam heranças de seus antepassados como danças, músicas. A maioria dos anciãos sertanejos nunca passaram pela escola e mal sabem assinar o próprio nome mas isso não significa que eles não tenham cultura porque "cultura" é uma vivência adquirida pela história da sociedade na qual nasceram e viveram. Vários de nós nos vangloriamos ao nos denominarmos como pessoas "cultas" por termos tido acesso à educação, mas nem sempre o acesso à educação significa tê-la compreendido no seu sentido mais abragente: o de reconhecer a educação como sublimação de consciência. A cultura de alguém não deve ser medida pela sua condição social, ou pelo fator de não acesso ao cinema, teatro, escola mesmo que tudo isso seja de fundamental que não possui cultura, pois é riquíssimo dela em sua trajetória de vida.

Um comentário:

  1. Existem diversos significados para a palavra cultura. pode ser definida da maneira como você externou. porém tem outras formas de defini-la: na filosofia, é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com com a natureza e o comportamento natural, fisiológico; na biologia é a definição de uma criação especial de organismos; e no vulgo a cultura assume significado de erudição, antagônico à ignorância. Justamente essa definição, ou melhor a falta desse conhecimento que faz com que haja esse engarrafamento de moralidade que assolam as ruas da internet. Não é errado dizer que uma pessoa não tem cultura. Não é o mesmo que dizer que o indivíduo é aculturado. O Brasil é riquíssimo em cultura, devido a sua miscigenação extraordinária, isso é maravilhoso e inegável. Nosso país é um dos mais ricos no quesito cultura. Porém muitas pessoas ainda insistem em serem sem cultura, vendando-se os próprios olhos ao acesso à cultura. É claro que tambem exstem pessoas que devido à sua situação economica e/ou geográfica tambem tem dificuldades de ter acesso à cultura.
    mas tudo isso implica a existencia dessa significação semantica da palavra cultura e invalidar isso, é ignorancia e falta de cultura.

    ResponderExcluir